O litoral norte catarinense tem se desenvolvido de modo acelerado e já é considerado uma das regiões com o metro quadrado mais valorizado do Brasil. Empreendimentos de alto padrão, com acabamento diferenciado e tecnologia de ponta, estão sendo lançados por diversas construtoras. Isso se deve à alta competitividade, atrelada a um público cada vez mais exigente e criterioso, estimulando a busca por inovações e novas tendências.
A diferenciação almejada transcende não apenas o material construtivo e as soluções tecnológicas, mas também o estilo arquitetônico, incorporando espaços de convivência, áreas de lazer, paisagismo e obras sustentáveis que se integram harmoniosamente ao ambiente local. Nesse contexto, Bombinhas, assim como Porto Belo e Tijucas em seu entorno, emerge como um dos referenciais dessa busca por inovação.
Bombinhas localiza-se em uma pequena península e totaliza uma área de apenas 35.913 m², sendo a maior parte destinada à área de preservação ambiental. É um município rodeado por praias, morros e costões. Por isso, acaba tendo um zoneamento urbano restrito e um ecossistema frágil e altamente valorizado, com poucas áreas para alta densidade construtiva. Essa realidade estimula um desenvolvimento atento às normas de preservação e sustentabilidade, desafiando empreendedores a adotarem práticas responsáveis.
Porto Belo, vizinha de Bombinhas, destaca-se ao ter destinado uma grande área para a instalação do Vivapark, o primeiro bairro parque do Brasil, totalmente planejado, com lotes e edifícios de arquitetura e planejamento urbano renomados. Cercado por vegetação, praças, parques, comércio, pistas de corrida e caminhada, e um sistema de segurança avançado com câmeras e monitoramento de ponta. O bairro visa ser não somente uma área elitizada, mas também um amplo espaço de convivência e bem-estar envolto pela natureza.
Imagem projeto Vivapark, Porto Belo-SC.
Imagem projeto Vivapark, Porto Belo-SC.
Os novos lançamentos imobiliários em Bombinhas também captam essa tendência e buscam trazer estilos arquitetônicos que se harmonizem mais com seu entorno, explorando sem agredir a beleza natural de sua paisagem. A conscientização sobre a importância da preservação ambiental reflete não apenas nas estruturas, mas também na proposta de um estilo de vida que integre conforto e sustentabilidade cada vez mais almejado pelo público que vive nos grandes centros.
Com isso, a península de Porto Belo e Bombinhas tende a se destacar de Balneário Camboriú e Itapema com a integração de tecnologia, segurança e paisagismo em seus novos empreendimentos. Confira como algumas dessas tendências têm sido implementadas:
A depender do cenário e das demandas, o estilo arquitetônico tenta responder e se ajustar ao seu tempo, de modo a promover novos estilos. Empreendimentos novos em Bombinhas têm buscado trazer uma fachada moderna em seus edifícios, mas com uso de paisagismo e materiais sustentáveis.
O uso de reservatórios para reaproveitamento e captação da água da chuva, espaçamento entre prédios e blocos, uso de esquadrias e vidros maiores para aproveitamento da luz natural e esgotamento têm sido um pré-requisito nos projetos construtivos. Além disso, o uso de plantas nativas para ornamentar o entorno, bem como o fomento da preservação de espécies são algumas dessas medidas que buscam se alinhar aos princípios da arquitetura sustentável.
Imagem projeto GK Moai, Mariscal.
A utilização de soluções tecnológicas que atendam às demandas do mercado local, como a hospedagem e serviços. Grande parte dos lançamentos já estão adotando uma série de atualizações, como tomadas para carros elétricos, monitoramento online e fechaduras com identificação temporária para hóspedes. Outra novidade são os smart buildings e flats inteligentes integrados a plataformas e aplicativos de gestão virtual voltados para rentabilização com turismo.
O conceito e entendimento de habitação têm evoluído e, com isso, sendo incorporados aos novos projetos. As construtoras têm se preocupado em incluir espaços comunitários e de convivência, paisagismo nas áreas comuns, como academia ou piscinas, espaços de co-working e áreas para encontros e reuniões são alguns exemplos dessa mudança de percepção do que é um residencial.
Piscina coletiva - Imagem projeto Costa Dominicana, Mariscal - Bombinhas SC.
Imagem projeto SDS Maríssima Quatro Ilhas | Bombinhas SC.
Imagem projeto SDS Maríssima Quatro Ilhas | Bombinhas SC.
Estes pontos vêm sendo um crescente em Bombinhas, visto que o público que frequenta o lugar busca um ambiente para repousar e vivenciar momentos com qualidade e infraestrutura em convivência com as belezas naturais da paisagem local.
A equipe da Imobiliária em Bombinhas Rota do Sol está atenta aos lançamentos na região e preparada para apresentar a opção que mais harmoniza com seu interesse e estilo de vida. Agende sua visita e fale com um dos nossos especialistas para saber mais!
Texto escrito por Matheus Scharf - Corretor de Imóveis (CRECI/SC 48152F)