Esse modelo de ralo é o mais tradicional, mas em muitos lugares está sendo substituído pelo ralo linear, por ser mais discreto e bastante eficiente.
O ralo quadrado pode ser encontrado em material inox ou plástico e pode ser utilizado nos mais diferentes tipos de ambiente, seja interno ou externo.
Embora o modelo quadrado seja o primeiro que vem à cabeça, o ralo linear também é bastante popular. Ademais sua beleza, versatilidade e eficiência, o torna adaptável a qualquer espaço, seja de residência ou comércio.
Continue lendo nosso post e veja como é importante escolher o modelo de ralo adequado para cada ambiente.
Muitas pessoas veem o ralo como um simples local para vazão de água. No entanto, é importante entender que, além de contribuir para deixar o ambiente seco e limpo, ele é fundamental para evitar que animais de diferentes espécies adentrem o ambiente, sejam escorpiões, baratas ou ratos.
Para que as funções do ralo sejam cumpridas é importante escolher o modelo ideal e que a instalação do acessório também seja feita de forma adequada. Veja abaixo quais são os principais tipos de ralos e algumas características deles:
Ralo tradicional: encontrado no modelo quadrado ou redondo, sua tampa possui furinhos e alguns possuem tampa móvel. Os ralos mais antigos eram fabricados com a tampa em forma de grades. É conhecido como tradicional por ser o mais popular, mas não apresenta nenhum destaque específico.
Ralo seco: ideal para ser usado no box do chuveiro, por não possuir sifão. Sendo assim, o profissional responsável precisa ficar atento ao fato de que a instalação direta na rede de esgoto, sob o risco de ter que lidar com o retorno dos gases que causam mau cheiro dentro do ambiente.
Ralo sifonado: ao contrário do modelo acima, esse tipo de ralo possui sifão em sua composição. Dessa forma, ele pode receber diversas tubulações sem o risco de retorno do mau cheiro provocado pelo retorno dos gases.
Caso isso aconteça é fundamental verificar se não há sinais de entupimento e providenciar a limpeza o mais rápido possível. Promover a higienização periódica é uma forma de evitar o mau cheiro. Uma dica é jogar uma boa quantidade de água ao perceber sinais de odor forte, assim a tubulação é limpa e os gases vão embora.
Ralo linear: um dos modelos que mais tem chamado a atenção dos clientes mais exigentes, por ser um acessório com um design muito atrativo e ser bastante eficaz no escoamento de água. Ele pode ser encontrado em diferentes tamanhos, se tornando adaptável em banheiros, cozinhas, área de lavar e quintais.
Uma das características desse modelo é que ele pode ser usado como complemento da decoração, garantindo luxo e sofisticação para o seu ambiente.
Ralo invisível: por ser um modelo bastante discreto, é um dos modelos para quem busca uma decoração mais minimalista e ao mesmo tempo funcional, pois o ralo invisível em nada deixa a desejar no escoamento da água.
Não importa qual modelo você tenha escolhido, se ele não for devidamente instalado, as chances de surgirem complicações são muito grandes. Entre elas, a ineficiência na vazão da água, pois se o piso não estiver devidamente nivelado, a água fica empossada.
Ademais, é preciso seguir o projeto de acabamento elaborado por um profissional devidamente habilitado. Essa é uma forma de instalar os ralos nos locais adequados, ou seja, de forma estratégica para que o ambiente fique seco.
Essa dica vale para ambientes pequenos como banheiros, cozinhas e área de lavar, mas também para espaços maiores como quintais e salões de festa.
O momento da compra dos ralos também deve ser feita de forma tranquila e com fornecedores confiáveis. Acessórios de baixa qualidade contribuem apenas para que seu dinheiro seja desperdiçado.
Uma vez que, além dos gastos com a compra de novas peças, será preciso contratar mão de obra novamente. Além disso, é possível que durante a troca de ralos, o piso seja danificado, o que aumentaria mais ainda os gastos.
Embora os ralos quadrados sejam os modelos mais tradicionais, eles foram renovados e podem ser encontrados em inox e com diferentes tipos de acabamentos, colaborando para uma decoração muito mais harmoniosa.
Eles são indicados para banheiro, mas podem facilmente ser adaptados em espaços maiores, tais como quintais e áreas de festas, pátios de empresas, entre outros.
É importante que seja feito um planejamento para escolha dos melhores locais para que o ralo seja instalado e cumpra com sua funcionalidade.
Além disso, é preciso manter os cuidados periódicos de higienização do ralo, para evitar acúmulos de cabelos e sujidades que podem causar entupimento e consequentemente resultam em mau odor nos ambientes.
Rota do Sol. Sua imobiliária em Bombinhas e região.