Filas de carros e congestionamentos têm sido uma constante em dias de alto movimento nas praias de Bombinhas, especialmente na alta temporada e feriados. Esse problema decorre do fato de a cidade estar localizada em uma península, com área de preservação de um lado e a cidade de Porto Belo do outro. Com isso, os atuais dois acessos se limitam às vias de Porto Belo, sendo um pelo morro de Zimbros e outro pelo morro de Bombas.
O inconveniente tem se agravado com o aumento do fluxo a cada ano, prejudicando tanto turistas quanto moradores que precisam trafegar entre os municípios, visto que há uma única entrada/saída entre a BR-101 e a península.
Após várias tentativas de criar um novo acesso a Bombinhas ao longo dos anos, o assunto volta à tona com alguns avanços. Há muitos anos, uma antiga estrada que se inicia no interior de Porto Belo e chega à estrada do morro de Zimbros (ou morro das antenas) estava praticamente sem utilização e tomada pela vegetação, quando voltou a receber atenção da gestão municipal de Bombinhas. Principalmente após a revitalização da estrada do morro de Zimbros, obra entregue em 2023. Ali está a alternativa que a cidade turística tem para chegar à BR-101 sem passar pelo centro congestionado de Porto Belo.
Assim, a prefeitura municipal de Bombinhas, sob a gestão de Paulo Henrique G. Muller (DEM), iniciou, em conjunto com o legislativo estadual, através da deputada Paulinha (Podemos), a manutenção dessa estrada com máquinas para assentar o trajeto e possibilitar sua utilização já no próximo ano (2024).
Trajeto do segundo acesso à Bombinhas
Além disso, tratativas junto a órgãos ambientais estão sendo realizadas para aprovar o ambicioso projeto de revitalização da área com o estabelecimento da estrada sem suprimir a vegetação ao redor. O principal argumento para sua aprovação é que a estrada em si já existia e, portanto, não será necessário devastar qualquer vegetação dentro da área de preservação determinada.
Por isso, uma série de vistorias foram feitas com o IMA (Instituto do Meio Ambiente) para que o projeto avance e esta etapa acaba de ser aprovada! A parte da manutenção já está sendo realizada, logo, um importante passo para que novas negociações sejam feitas.
Registro de uma das vistorias do IMA
Além viabilizar este novo acesso, o poder legislativo do Estado de Santa Catarina junto as prefeituras dos municípios do vale do Itajaí estão debatendo a necessidade de alargamento da BR-101 entre Joinville e Biguaçu, com a criação de uma terceira faixa ou pista paralela, uma vez que o trajeto tem sofrido com constantes engarrafamentos.
O projeto até então divulgado em 2022 e ainda em fase de elaboração será da criação de uma nova rodovia estadual paralela à BR-101 de Joinville a Biguaçu (Grande Florianópolis). A nova estrada teria 90 km com três faixas em cada sentido, com nove viadutos e seis pontes. Caso seja aprovada, o tempo de realização será de 2 anos e terá um custo estimado em R$ 9,6 bilhões. O desafio é grande, mas espera-se que nos próximos anos soluções sejam implementadas enfim para se manter a qualidade de vida e maior viabilidade econômica de toda a região.
Alternativas de rotas em estudo para implantação de nova via expressa
Texto publicado por Matheus Scharf - Corretor de Imóveis - CRECI/SC 48152F
Fontes:
ND Mais. Confira os detalhes da nova rodovia paralela à BR-101 entre Joinville e Biguaçu. Disponível em:
NSC TOTAL. Qual o futuro da proposta da rodovia paralela À BR-101. Disponível em:
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Deputada Paulinha - @deputadapaulinha
Prefeito Paulo Henrique Dalago Muller - @paulinhoprefeitobombinhas